Todos os direitos reservados Copyright © Prefeitura Municipal de Dona Euzebia-MG                     email   pmde@uol.com.br
Dona Euzebia - Minas Gerais / Cep 36784-000       Av. Antônio Esteves Ribeiro, 340 - Centro        Telefax: [32] 3453.1714               
          O Carnaval é uma das festas mais tradicionais em Dona Euzébia e São Manoel Do Guaiaçú Distrito de Dona Euzébia. É uma festa contagiante que faz a alegria de todas as idades. É uma loucura quando está aproximando.
          Com a cidade toda ornamentada, os carnavalescos dão o grito de carnaval com as primeiras batucadas.
          Logo em seguida, o Clube Xopotó com o Baile do Havaí e o famoso Arrastão Quente Pelano organizado por muitos jovens, abrem alas lembrando a todos que o carnaval está próximo.
          Os Blocos Carnavalescos Tradição da Vila, Asa na Brasa, Chapa quente, Renascer, bloco do Girico e o Bloco Dose única fazem seus desfiles deixando o povo mais animado e embriagado de alegria. Cada bloco trás para avenida sua criatividade para contagiar o povo, não podemos esquecer do tradicional Boi Laranja e a Mulinha que fazem a alegria da garotada e de muitos marmanjos.
           A abertura dos 5(cinco) dias de folia, fica por conta do Desfile mais esperado de todo carnaval, é Famoso desfile Unidos de Dona Euzébia, onde todos os blocos se reúnem num só bloco formando um grande espetáculo de baterias e sons deixando todos extasiados na espera do tradicional Concurso Gaiola das Loucas.
           Todas as noites, as bandas dão seu show para que os foliões dancem e se divertem pra valer. As Marchinhas antigas e os matinês para a criançada não são esquecidos, pois temos a famosa Banda Daki que com suas músicas nos faz emocionar e relembrar de antigos carnavais.
           Assim é o carnaval de Dona Euzébia, que investe na cultura fazendo com que cidadãos doneuzebienses ausentes sempre retornem feliz e orgulhosos a sua cidade natal, faz crescer o turismo tornando uma cidade aconchegante e receptiva.
MÊS DE MAIO - MÊS DE MARIA - COROAÇÃO
O mês de maio é tradicionalmente dedicado à Maria, mãe de Jesus. Em Dona Euzébia comemora-se o mês de Maria, homenageando-a com sua coroação feita por várias crianças expressando o amor dedicado a Mãe de Jesus. Esta coroação é feita na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, e conta com a participação da Corporação Musical Aureliano Barbosa. Os pais das Coroadeiras (como são chamadas as meninas) também presenteiam as outras crianças com sacolinhas, com balas, doces etc.... E, além disto, todas as coroações contam também com leilões, vísporas, rifas e bingos realizados na Matriz, que arrecadam dinheiro para a Igreja que usa em reformas, pinturas e outros gastos da Igreja.

MÊS DE JUNHO - FESTA JUNINA
O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, fogueiras, pau-de-cebo, balões além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante o festejo acontecem as quadrilhas, os forrós e o  tradicional Casamento do Jeca.Em Dona Euzébia, a festa junina é comemorada com muita alegria e empolgação. Nas escolas professores, pais, alunos, diretores e funcionários trabalham intensamente para que possam apresentar uma linda festa aos visitantes. Há também festas juninas nos bairros,cada um com sua criatividade e costumes proporcionando ao público momentos de cultura e alegria.

JULHO- DIA MUNICIPAL DO EVANGÉLICO DE DONA EUZÉBIA
Dona Euzébia é uma das cidades pioneira a comemorar o Dia Municipal do Evangélico.
No dia 26 de julho todos os evangélicos do município de Dona Euzébia e cidades circunvizinhas, reúnem em um só louvor para clamar a palavra do Senhor.
O evento é realizado em praça pública, com o apoio da Prefeitura Municipal trazendo um grande fluxo de pessoas evangélicas ou não.

MÊS DE SETEMBRO      EXPO MUDAS
  A Expo Mudas e Torneio Leiteiro, é uma festa agropecuária realizada pela prefeitura municipal de Dona Euzébia em conjunto da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Cultura e Turismo.A festa promove uma integração entre os produtores rurais em suas atividades no dia-a-dia no campo.
Além disso, o evento que é realizado anualmente no município de Dona Euzébia, trás sempre shows regionais ou de expressão nacional, valorizando os artistas local que revesam nos 5(cinco) dias de festa atraindo um grande fluxo de pessoas.
A festa conta ainda com parque de diversões, barracas gastronômicas, feirinha de artesanatos, apresentação de esportes radicais e a cavalgada que conta com o apoio da Cavalaria Estrela de Ouro.

7 DE SETEMBRO - DESFILE CÍVICO

Desfile cívico marca comemoração do Sete de setembro

       Como acontece todos os anos, o desfile cívico marca a comemoração ao Dia da Independência do Brasil em Dona Euzébia.
      No intuito de desenvolver e aprimorar o espírito cívico, as Escolas Municipais e Estaduais promovem um grande desfile pela avenida.
      O Evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal, Secretaria de cultura e Turismo, Secretaria da Educação e das Escolas Municipais Francisco Ribeiro dos Santos e Tertuliano dias Moreira, Escolas Estaduais Domiciano Esteves e Corina Vieira Henriques.
     A festa se inicia com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e de Dona Euzébia sob a execução do Hino Nacional Brasileiro acompanhado pela Corporação Musical Aureliano Barbosa. Em desfile , diversas autoridades acompanham as escolas, entre eles, o Prefeito Municipal , vice Prefeito, presidente da Câmara Municipal e demais vereadores.
    A população comparece em peso para comemorar o patriotismo junto às escolas.

15 DE SETEMBRO - FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DAS DORES

A comunidade católica do município de Dona Euzébia comemora o dia de sua padroeira Nossa Senhora das Dores no dia 15 de setembro. O evento é realizado em 9(nove) dias  com manifestações religiosas.
Todos os dias serão realizadas missas solenes, presididas por padres de diversas cidades da diocese de Leopoldina. O evento culmina com uma missa presidida pelo pároco responsável pela comunidade, seguida por uma grande procissão pelas ruas do município.
A prefeitura Municipal apóia o evento, pois sabe da importância de manter viva a tradição da comunidade católica.
Programação Social - A festa reúne os católicos da cidade e promove eventos e shows religiosos.
História da santa - Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, como dia em que se comemora Nossa Senhora das Dores. Neste dia honra-se a dor de Maria aceita na redenção mediante a cruz.
A devoção, que precede a celebração litúrgica, fixou simbolicamente as sete dores da Co-redentora, correspondentes a outros tantos episódios narrados pelo Evangelho: a profecia do velho Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, o caminho de Jesus para o Gólgata, a crucificação, a Deposição da cruz e a sepultura. A comemoração é um convite a meditar estes episódios mais importantes que os evangelhos nos apresentam sobre a participação de Maria na paixão, morte e ressurreição de Jesus
.
No dia 12 de Outubro comemora-se em Dona Euzébia a tradicional Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida com a Missa solene e a procissão acompanhada da cavalaria Estrela de Ouro, também comemora-se o dia das crianças com brincadeiras, jogos e distribuição de presentes, bolos e doces.

DIA 12 DE OUTUBRO - FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL, DIA DAS CRIANÇAS E CAVALARIA ESTRELA DE OURO
A Semana Cultural tem por finalidade resgatar a cultura local, valorizando aquele que tem como dom a arte e a determinação de manter viva a tradição de um povo.
          A Semana Cultura visa também valorizar o trabalho dos artesãos do município. O evento é realizado com a exposições de artesanatos, comercialização de  gêneros alimentícios, exposições de plantas frutíferas e ornamentais,  produtos comercializados pelos produtores rurais e shows com artistas locais

Novembro: Festa da Semana Cultural

A Prefeitura de Dona Euzébia juntamente com suas secretarias promovem duas grandes festas de fim de ano, a festa de emancipação do município e o Reveillon. A comemoração começa no dia 30 de dezembro com shows artísticos, atrações culturais, hasteamento das bandeiras e um bolo gigante que reúne a população para cantar o parabéns em homenagem a cidade.
No dia 31, acontece várias atrações artísticas e culturais e a esperada queima de fogos no show da virada.

30/31 DE DEZEMBRO - FESTA DE EMANCIPAÇÃO DA CIDADE DE DONA EUZÉBIA
E FESTA DE REVEILLON

COMEMORAÇÕES CULTURAIS DE DONA EUZÉBIA
Berço do verde fonte de vida
Berço do verde fonte de vida
Prefeitura Municipal de Dona Euzébia
Licitações